domingo, 25 de outubro de 2009

12 dicas para iniciar um grupo de CoDA

** Como organizar uma nova reunião de CoDA **


- Material de serviço aprovado e revisto pela Conferência Anual de CoDA - set,2002. - Vide: Kit de Grupo/ Seção 1 - Ítem nº1 - Formato PDF -


Está pensando em organizar uma nova reunião de CoDA??
Então tenha em mente os seguintes aspectos =>

1. LOCAL => As reuniões podem realizar-se práticamente em qualquer lugar. Tente encontrar um lugar em igrejas, sinagogas, centros terapêuticos, hospitais ou outros lugares onde outros grupos realizam suas reuniões.

2. QUANDO => Em função do horário que seja mais conveniente para cumprir com sua tarefa de serviço em CoDA, eleja um dia e horário da semana em que possa celebrar uma nova reunião.

3. ALUGUEL => É importante que o o grupo pague um aluguel (por menor que seja o valor) pela sala de reuniões. Deste modo, cumprimos com nossa Sétima Tradição: "Cada grupo de CoDA é auto-suficiente e se recusa a receber contribuições de fora". Dado que no começo o grupo não saberá ao certo qual será a sua renda, procure reduzir os gastos de aluguel ao mínimo. O aluguel pode-se estabelecer como uma porcentagem da arrecadação das reuniões, uma soma mensal ou trimestral, ou qualquer outro termo que acorde com o propietário do local. Em alguns lugares permitiram usar o espaço mais por gentileza que por considerar-lhe uma fonte de renda, de modo que não tenha medo de negociar. Por outro lado, não abuse da generosidade.

4. AJUDA => Peça ajuda, especialmente no começo. Convide integrantes de outros grupos para ajudar-lhe a colocar em curso a primeira reunião. Sempre é útil contar com a presença de muitas pessoas quando há novos participantes. E não esqueça de fixar um letreiro em algum ponto do local da reunião todas as semanas para que as pessoas possam chegar facilmente ao local da sala.

5. DIVULGAÇÃO DO GRUPO => Divulgue a nova reunião. Visite outras reuniões com a informação necessária (por exemplo: data, horário, indicações para chegar ao local, ou um mapa). Coloque anúncios em centros terapêuticos e hospitais. Alguns jornais e revistas locais publicam anúncios de reuniões de forma gratuita. Em suma, simplemente lembre-se da Décima Primeira Tradição: "Nossa política de relações públicas se baseia na atração e não na promoção". A medida que as pessoas vejam os anúncios e se inteirem sobre o funcionamento da reunião, elas chegarão.

6. FORMATO DAS REUNIÕES => Depois de realizar algumas reuniões iniciais, eleja um formato de reunião segundo a decisão do grupo. Existem diferentes formatos de reuniões:

6.1. Reunião com Orador: Uma reunião com orador apresenta a história de recuperação de uma pessoa. O Orador compartilha sua experiência pessoal, forças e esperanças com o grupo. Conforme a duração da apresentação, o grupo decide se os demais também compartilahrão suas experiências depois do orador.

6.2. Reunião aberta para compartilhar experiências: Este tipo de reunião não conta com um orador ou tema específico. Isto permite que os membros tenhan a oportunidade de compartilhar suas experiências, forças e esperanças de recuperação, da maneira que desejarem.

6.3. Reunião sobre temas específicos : Neste tipo de reunião o moderador(coordenador) ou um membro do grupo inicia a reunião e sugere um tema específico (por exemplo: Os Doze Passos; Colocando Limites; O Apadrinhamento, etc.). Geralmente é o moderador(coordenador) quem começa a compartilhar sua experiência.

6.4. Reunião de estudo dos Doze Passos, Doze Tradições ou do Livro de CoDA: Neste tipo de reunião, o grupo utiliza material de CoDA aprovado pela Conferencia Anual ou o Livro de CoDA. O grupo pode decidir ler em voz alta fragmentos do material e depois compartilhar experiências relacionadas com o material lido.

7. ESTRUTURA DO GRUPO => Depois da primeira ou segunda reunião, é interessante que o grupo chegue a um consenso sobre a estrutura da nova reunião. Cabe observar que sempre é possível mudar a estrutura através de novos consensos durante reuniões de serviço. Entre as perguntas para tema da reunião de serviços podem incluir-se:

(a)Quais os guias que foram empregados para compartilhar experiências? (b)Como podemos evitar as interferências externas ou conversas paralelas durante a reunião? (c)Como foram tratados os novos participantes? (d)De que forma os novos participantes foram introduzidos ao material de referência e a outros temas? (e)Com que periodicidade são efetuadas as reuniões de serviço? (f)O novo pacote de abertura de grupos (setembro de 2002) fornece informações suficientes e um bom guia de recuperação?

Novo Kit de Abertura de Grupos de Codependentes Anônimos, Versão aprovada pela Conferência Anual, setembro de 2002) =>

CoDA agora possui um novo kit de introdução as reuniões, que proporciona um formato de reunião que pode adaptar-se às necessidades de cada grupo em particular. CoDA recomenda que cada grupo tenha uma cópia deste kit.(*Vide : Kit de Abertura de Grupo CoDA USA - Em ESPANHOL, formato PDF -) Nele se incluem os documentos básicos para manter a unidade de CoDA. Podem pedir uma cópia SEM CUSTOS para =>

CoRe Publications PO Box 670861 Dallas, TX 75367-0861 Fax (214) 340-6066
(* Vide: LITERATURA OFICIAL - CoRE, CoDA Resource Publications )

** OBS: No Brasil, até a presente data, só possuímos alguns fragmentos do Livro de CoDA traduzido voluntáriamente para o português por membros de CoDA/Brasil, que resultaram em duas apostilas, denominadas de: APOSTILA AZUL & APOSTILA PRETA; além disso possuímos o material disponibilizado na internet pelo CoDA USA, também traduzido voluntáriamente para o português por membros de CoDA/Brasil, que são: ROTEIRO DE COORDENAÇÃO DE REUNIÕES, OS 12 PASSOS, 12 TRADIÇÕES, 12 PROMESSAS, ORAÇÕES, etc. Há também a tradução voluntária de um folheto denominado de FAZENDO ESCOLHAS, trazido dos EUA por um membro do Grupo Pinheirinho, SP/SP, em 2001.(* Vide: Download de Kit de Abertura de Grupo CoDA Brasil )

O manual de Serviço disponibilizado na internet pelo CoDA USA foi recentemente (ano de 2003) traduzido para o português pelos membros do Grupo Semente Carioca, RJ/RJ, mas ainda não foi editado. Em breve o disponibilizaremos para "download" em nosso site.

** 8. REGISTRO DO GRUPO => Tão logo disponha em mãos do novo kit de introdução às reuniões, deverá registrar-se como grupo de CoDA junto ao Escritório de Serviços Locais.

** OBS: Uma vez que NÃO EXISTE registro oficial da pessoa jurídica de CoDA no Brasil, o registro dos grupos é feito diretamente com o Escritório de Serviços Mundiais de CoDA nos EUA. (*Vide: Formulário de Registro & Atualização de Reuniões p/IMPRIMIR - INGLÊS - CoDA, Escr. Mundial. )

Além de sugerir um formato de reunião, o novo pacote contém todos os formulários que o novo grupo necessitará para solicitar um número de registro de inscrição. Uma vez que tenha o número oficial, sua reunião será inscrita no Diretório Nacional de Reuniões.

** OBS: No caso do Brasil, os grupos serão inscritos no Diretório Internacional de Reuniões.( * Vide: Reuniões Mundiais - CoDA, Co-Dependents Anonymous World Service )

** ATENÇÃO: Informem aos demais grupos de CoDA no Brasil sobre sua nova reunião para que a coloquem em suas listas de reuniões de grupos CoDA.**

9. OS 12 PASSOS & AS 12 TRADIÇÕES DE CoDA => Assim como os Doze Passos servem de guia para manter relações saudáveis, nossas Doze Tradições constituem o guía para manter-mos reuniões saudáveis. No Livro de CoDA se incluem comentários sobre todos os Passos e Tradições. Também há um Manual de Serviço de grande utilidade. Confie na sabedoria que plasmam os Passos e as Tradições. Recorde que estes 'assistentes de confiança' seguem as indicações da Confraternidade. A voz do grupo pode ser uma ferramenta muito poderosa.

** OBS: No Brasil, até a presente data, não possuímos nenhuma tradução para o português sobre As 12 Tradições de CoDA; para suprir esta lacuna os grupos CoDA normalmente recorrem ao uso do material de 12 Tradições de Alcóolicos Anônimos.

10. CARGOS DE SERVIÇO (3ª Tradição)=> Defina as funções que devem ser desempenhadas no grupo, como por exemplo:

10.1. Encarregado pela chave da sala de reunião do grupo:Esta pessoa é quem permite a entrada dos membros na sal de reunião e quem também fecha a sala ao encerrar-se a reunião.

10.2. Moderador/ Coordenador da reunião: Esta pessoa é quem conduz a reunião.

10.3. Tesoureiro: Esta pessoa é quem tem a responsabilidade pelas doações em virtude da Sétima Tradição; é quem também paga o aluguel e remete fundos para os devidos órgãos de serviço de CoDA.

10.4. Secretário: Esta pessoa é quem faz a Ata das Reuniões de Serviço do grupo e quem faz o registro do grupo nos devidos órgãos de serviço CoDA.

10.5. Encarregado da Literatura CoDA: Esta pessoa ordena e tem o controle do material do grupo de CoDA.

10.6. Encarregado de Contato Telefônico:Esta pessoa responde consultas de pessoas que queiram obter informações sobre o grupo.

** OBS: O Grupo pode manter um e-mail gratuito e / ou um serviço pago de secretária eletrônica para este fim.

10.7. Representante do grupo:Esta pessoa é eleita pelo grupo para representar a voz do grupo perante as organizações de CoDA no âmbito comunitário e estadual. Dado que los representantes de grupo actúan como enlace con CoDA considerada en su conjunto, también se los conoce como personas de contacto.

** OBS: No caso do Brasil o RG fala com os outros grupos CoDA e com o Escritório de Serviços Mundiais.

11. CRESCIMENTO DO GRUPO => No começo é possível que algumas pessoas sejam convocadas para cumprirem mais que uma função no grupo. Isto é aceitável como uma situação transitória, mas pode provocar “desgastes” nos relacionamentos entre os membros ou ressentimentos com o passar do tempo. Precisamente, para evitar que se produzam casos de “desgastes”, deve haver um rodízio das funções em CoDA.

O Rodízio de Tarefas contribue para promover o conceito de que cada reunião depende de todos e de cada um dos membros. Permita que os voluntários desempenhem cada uma das tarefas de serviço, que troquem posições periódicamente, e limite os prazos de serviço.

Mais informações sobre os 'Servidores de Confiança' podem ser encontradas no novo kit de abertura de grupos.

12. PODER SUPERIOR => Se em algum momento o grupo necessitar de apoio (ou possuir dúvidas), comuniquem-se com sua Intergrupal, Escritório de Serviços Locais ou os Delegados.

**OBS: No caso do Brasil os grupos podem e devem trocar experiências entre si sobre Prestação de Serviço voluntário em CoDA.

Nosso Poder Superior certamente colocará a sua disposição um membro com experiência em serviço a quem poderá consultar.

O Poder Superior nos acompanha em todas as reuniões da Irmandade CoDA.

Desejamos a vocês uma excelente jornada de recuperação & muitas 24 horas de Paz e Serenidade!!

2 comentários:

  1. ONDE POSSO ADQUIRIR LITERATURA? E PREÇO?

    ResponderExcluir
  2. A esquerda desta página no menu : Minha lista de blogs, clique nos seguintes links : Português: Cartazes Google Docs / Português: Formularios Google Docs / Português: Literatura Google Docs.
    Abraços!

    ResponderExcluir