domingo, 25 de outubro de 2009

História de CoDA no Brasil

==========

** Início de CoDA no Brasil - Breve Histórico **


Orientações Gerais


** Início de CoDA no Brasil **

Breve Histórico


A primeira reunião de CoDA no Brasil aconteceu numa terça-feira a noite, em meados do segundo semestre do ano de 1996 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Foi a 1ª reunião do "Grupo Despertar" de Co-Dependentes Anônimos na Rua Duque de Caxias G43. Este grupo fora posteriormente registrado no Escritório de Serviços Mundiais de CoDA como Grupo Brasil número BR-001. (* Vide: Reuniões Mundiais - CoDA, Co-Dependents Anonymous World Service )

Hoje contamos com grupos em 6 estados:

CE - Fortaleza ;
DF- Brasília ;
MG - Caxambú e S.Lourenço ;
RJ - R.de Janeiro e Nova Friburgo ;
SC - Florianópolis ;
SP - S.Paulo, Campo Limpo Paulista, S. Bernardo e Sorocaba.


Em São Paulo, que tenhamos conhecimento, a 1ª reunião de CoDA aconteceu no dia 6 de Dezembro de 1997, nas dependências já utilizadas por alguns Grupos Anônimos na capital, chamada de Grupo Pinheirinho.

Um "GRUPO DE PESSOAS" (porque não se constrói nada sozinho...) membros de Nar-Anon se reuniram e começaram as primeiras reuniões a partir de fragmentos de Literatura CoDA adquiridos pelo intermédio de uma frequentadora das reuniões no sul do país.

Co-Dependentes Anônimos foi fundado nos Estados Unidos da América e todos os direitos autorais são propriedade da marca registrada CoDA nos USA. A fundamentação da Irmandade CoDA está nos 12 Passos e nas 12 Tradições de CoDA, adaptados de Alcoólicos Anônimos.

Portanto... NÃO EXISTE "o fundador" ou "a fundadora" de CoDA no Brasil ou coisa que o valha...("donos", "donas", patronos, patronas, madrinhas da irmandade no Brasil, etc.)

A Irmandade CoDA e toda a sua literatura existente no Brasil também não são propriedades de pessoa alguma. Os direitos autorais são todos do CoRE USA, órgão nos Estados Unidos responsável pelas publicações oficiais de CoDA.(* Vide: CoDA LITERATURA OFICIAL - CoRE, CoDA Resource Publications )

O material que hoje temos traduzido para o português foi feito de forma voluntária por membros de CoDA, assim como todas as revisões desde 97.

A Literatura CoDA para uso pessoal e o Kit de Grupo CoDA pode ser adquirido no Grupo CoDA mais próximo de você a preço de custo. Pelo menos esta é a orientação que nós, membros mais antigos, procuramos passar aos grupos;

De acordo com as nossas 12 Tradições, NOSSO 'ÚNICO PROPÓSITO' É PASSAR A MENSAGEM DA PROGRAMAÇÃO PARA AQUELES QUE AINDA SOFREM, NÃO É TER LUCRO. (5ª Tradição.)

Deveríamos seguir as orientações de CoDA USA que, neste sentido, segue sempre a nossa chamada "irmandade mãe": Alcoólicos Anônimos. E lá em AA é assim que eles procedem: literatura vendida a preço de custo.

P. E qual seria este preço de custo?

R. O custo que o grupo teve com a reprodução das apostilas. Só isso. Este preço pode variar mínimamente de grupo p/ grupo.


Existe ainda a possibilidade através de links disponibilizados em nosso site (contendo os arquivos das apostilas, formulários e cartazes) de aquisição de Literatura CoDA para uso pessoal e do Kit de Abertura de Grupo CoDA para que as pessoas possam reproduzí-los por conta própria afim de iniciar um grupo local.

Apoiaremos no que for preciso, dentro de nossas limitações.

Os membros mais antigos de CoDA_BR estão sempre sugerindo a todos os Grupos CoDA que primem pelos princípios sugeridos pelo CoDA oficial nos EUA, contidos nas 12 TRADIÇÕES DE CODA.

Quando isto não for possível, ALCOOLICOS ANÔNIMOS foi, O É e SEMPRE SERÁ o nosso MODELO A SER SEGUIDO.

Este trabalho de CoDA_BR Grupo-Lista de e-mails é um trabalho voluntário.

Embora cientes da responsabilidade que tem sido a de manter-nos como, praticamente, uma FONTE INTERGRUPAL de CoDA no Brasil, somos pessoas limitadas, em trabalho voluntário, portanto esperamos que, aqueles que o consigam, possam relevar as nossas falhas.

==========================================================================


Esclarecimentos Iniciais


Até a presente data, 15/Ago/2006, NÃO EXISTE registro oficial da pessoa jurídica de CoDA no Brasil.

Isto significa que CoDA no Brasil ainda não é uma Irmandade Oficial, ou seja, não há uma Ata de Constituição Legal, constituindo a Pessoa Jurídica Co-Dependentes Anônimos com responsabilidades civis, diretoria, junta de delegados estaduais, etc.. (* Vide: "ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE CoDA USA" )

A afirmação da existência de um suposto "Escritório Nacional de CoDA/ Brasil" não é verdadeira.

A JUNAAB (Junta Nacional de Alcóolicos Anônimos Brasil) foi contactada por uma Compª de SP/SP no 2o. semestre de 2001 afim de consultá-los sobre como efetivar o processo de constituição legal de CoDA no Brasil; entretanto o grupo de pessoas em São Paulo que se diziam interessadas em regularizar esta situação, naquela época, retrocederam em suas posições quanto a este tema.

Qualquer Pessoa Jurídica, ou seja que possua registro nos devidos órgãos oficiais e CNPJ, pode requisitar o registro em seu nome de um domínio na internet.

Isto significa que uma padaria, por exemplo, pode requisitar o registro em seu nome de um domínio "www.padariasanonimas.org.br", ou qualquer outro nome que bem entender, que figurará como seu "Nome Fantasia" 'on-line'.

Apesar da escolha do Nome Fantasia ser aleatória, em tese, o conteúdo do site deveria veicular informações pertinentes ao ramo de negócio da Pessoa Jurídica em questão; ou seja, veicular informações que correspondam ao registro de ramo de atividade declarado por esta P.J. para obtenção da licença de funcionamento junto a Prefeitura local.

Desta forma, uma padaria que registra um domínio na internet no seu CNPJ veicula informações sobre alimentação; uma clínica médica sobre medicina, e assim por diante.

A existência de um domínio '.ORG' com o nome de 'co-dependentes anônimos' não significa que a entidade exista com esse registro. Pode estar sob o registro de outra entidade qualquer.


CLIQUE NO LINK, (* Vide: "Escritório Nacional de CoDA" ??? )


Para poder comprovar a CONSTITUIÇÃO de EMPRESA SEM FINS LUCRATIVOS, o Estatuto, Documento de Constituição de CoDA, deve estar a disposição pública através de registro em cartório.

Da mesma forma, não há conta corrente aberta em bancos em nome da Pessoa Jurídica CoDA e a coleta de 7ª Tradição para algum suposto "Escritório Nacional de CoDA/ Brasil" pode ser configurada como crime de 'Extelionato'.


Fique atento, não contribua!!

EXIJA que informem o nº do C.N.P.J. de CoDA (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) no Brasil SEM FINS LUCRATIVOS e com endereço de funcionamento verídico e legal.


**ATENÇÃO= > Conforme informação fornecida pelo site da PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO, no endereço RUA JOÃO MOURA 425 funciona o seguinte serviço público que recebe repasse mensal de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) do dinheiro público =>
FONTE => http://www.prefeitura.sp.gov.br

- ITEM: 2. ALBERGUES/CASAS DE CONVIVÊNCIA
- SUB-ITEM: ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE RUA REDE: PARTICULAR CONVENIADA
N.º do Serviço: 02 / CÓDIGO: 0.104 / FABES- SURBES: BT-PI / TIPOLOGIA: Casa de Convivência /
SERVIÇOS ASSISTENCIAIS SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS
Tipo de serviço: Núcleo de Serviços/Convivência para População em Situação de Rua
Nome do serviço: NSC JOÃO MOURA
Endereço do serviço: R. JOÃO MOURA, 425
CEP: 05412-001
Tel: (11) 3062-2503
3315-9333 / 3315-8424
Capacidade (vagas): 120
Subprefeitura: PINHEIROS
Repasse mensal de SMADS (R$): 18.202,37


Portanto, não existe nenhum instrumento legal que ligue alguma outra entidade jurídica ao endereço físico acima citado.



Uma empresa, com fins lucrativos ou não, quando é aberta deve ter uma sede física onde suas atividades sociais, comerciais ou não, são exercidas para que o estado e domínio público possam encontrar os responsáveis por ela e fiscalizar suas atividades, principalmente seus livros de receita e despesa.


Quando uma empresa afirma funcionar num imóvel cujo aluguel ou propriedade pertence a terceiros, isto é falsidade ideológica.


- RECEITA FEDERAL = > Verifique se o nº de C.N.P.J. que lhe for informado realmente pertence a CODA no BRASIL devidamente REGISTRADO como PESSOA JURÍDICA SEM FINS LUCRATIVOS , em conformidade com o que é estabelecio no 1º parágrafo do "BYLAWS" (ESTATUTO) Original de CoDA - VIDE "BYLAWS": CLIQUE AQUI => "BYLAWS" (ESTATUTO) Original de CoDA USA


Link do Site da Receita Federal: CLIQUE AQUI =>
Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral


Se não o tiverem, não contribua!!

Se quiser contribuir para CoDA, contribua para o Escritório de Serviços Mundiais.- Docto. em Formato ".PDF"
(* Vide: 7a. Tradição - Formulário de Contribuição p/ CoDA, Escr. Mundial.)


==================================================================

- BYLAWS: http://www.coda.org/inc/bylaws.php


- 1o. PARÁGRAFO DO BYLAWS - PURPOSE ( Propósito)

"...Purpose

Co-Dependents Anonymous, Inc. is a not-for-profit Corporation (hereinafter the Corporation)

which serves
the Fellowship of Co-Dependents Anonymous (Fellowship),
and their organization (CoDA) ..."


"...PROPÓSITO

Co-Dependents Anonymous, Inc. é uma organização SEM FINS LUCRATIVOS (aqui estabelecida neste documento)

que PRESTA SERVIÇOS PARA
a Irmandade de Co-Dependents Anonymous (Fellowship),
e sua organização (CoDA)..."



=================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário