domingo, 25 de outubro de 2009

** Anonimato - O que é ? - 12ª Tradição na prática ** Por Alcóolicos Anônimos

- CLIQUE AQUI p/Alcóolicos Anônimos Brasil -

** 12ª Tradição: O Anonimato **

É de costume colocarmos na mesa de coordenação das nossas reuniões um cartaz com os seguintes dizeres:

"QUEM VOCÊ VÊ AQUI,

O QUE VOCÊ OUVE AQUI,

AO SAIR DAQUI, DEIXE QUE FIQUE AQUI".



O anonimato é o alicerce espiritual da nossa programação; O ANONIMATO É O QUE SUSTENTA O PROGRAMA !! Sem o anonimato a programação não funciona e a Irmandade morre, pois as reuniões perdem seu poder de recuperação!!

** COMO ALGUÉM PODERÁ SER HONESTO EM UM AMBIENTE EM QUE AS PESSOAS NÃO PROPORCIONAM SEGURANÇA ?? ** (CLIQUE AQUI P/VER: COMO FUNCIONA ??)

Se quero me sentir seguro ao compartilhar minhas experiências, devo proporcionar aos outros membros a mesma gentileza.

Assim, quando encontro um companheiro e esse me pergunta quem estava na reunião, ou do que se tratou na reunião, devo me manter calado.

Já eu posso me virar para um companheiro e dizer, por exemplo: "- Sabe, certa feita, em uma reunião um companheiro foi extremamente feliz em seu depoimento ao dizer que a tradição tal...."

Se alguém quer saber como ocorre uma reunião, devo dizer: "- Vá à uma reunião, amigo."

Não somos uma Irmandade Secreta, todos devem saber da existência dela, mas o que falamos e o que se passa em sala de reuniões é ABSOLUTAMENTE CONFIDENCIAL, dizendo respeito apenas a quem participou da reunião.

Claro que posso me identificar com o depoimento de alguém e, na saída, pedir para a pessoa uns minutinhos para eu colocar a minha identificação (trata-se de feedback saudável) ou pedindo que me esclareça melhor algo que não ficou bem apreendido; mas não devo me chatear se o companheiro não quizer tratar da questão.

Por outro lado, pode acontecer de nem sempre sipatizarmos, gostarmos ou concordarmos com as pessoas a nossa volta, temos este direito. Temos o direito de escolher nossos gostos, opiniões e com quem queremos ou não nos relacionar, como todas as pessoas o teem; mas temos OBRIGAÇÃO de respeitar quem é, sente e pensa diferente de nós outros e vice-versa.

Porisso os mais antigos em CoDA costumam dizer: "LEVE O QUE GOSTOU E DEIXE O RESTO." (10ª TRADIÇÃO)

O funcionamento de CoDA está sujeito ao obedecimento da Soberania da Legislação Federal dos países onde esteja presente. No Brasil Co-Dependentes Anônimos é um programa DEMOCRÁTICO, portanto CoDA é para todos os tipos de pessoas, não pode haver discriminações de espécie alguma.

Repercutir os depoimentos e a identidade das pessoas que frequentam as reuniões de CoDA ou de outras Irmandades Anônimas ( assim como publicar na Lista de CoDA depoimentos de pessoas de outras listas de grupos anônimos ou vice-versa), é quebra de anonimato.

É mexer na BASE das Irmandades Anônimas.

Quebra de Anonimato é uma ANOMALIA da 12ª Tradição, o indivíduo que a pratica coloca a própria personalidade acima dos Princípios de Irmandade.

Entendemos ser este comportamento uma demonstração humana do egoísmo e irresponsabilidade, portanto uma falta de compreensão do sentido de IRMANDADE que, neste caso, se expressa pelo respeito fraterno ao próximo para que não tenha sua privacidade invadida e vice-versa.

Comportamentos de quebra de anonimato nos grupos são principalmente uma falta de respeito com as Irmandades Anônimas, portanto uma demonstração do não-comprometimento pessoal com os programas de 12 Passos e 12 Tradições por parte dos indivíduos que os praticam e, consequentemente, um sintoma de seu NÃO-COMPROMETIMENTO PESSOAL COM SUAS PRÓPRIAS RECUPERAÇÕES...

** Para que haja realmente RECUPERAÇÃO precisamos MANTER o AMBIENTE SEGURO de nossas reuniões. **

* Uma vez que os 12 Passos se baseiam na ATRAÇÃO e não na promoção (11ª Tradição), a única maneira para um membro transmitir a mensagem DO PROGRAMA DE CoDA para outras pessoas é falando de suas próprias experiências pessoais de co-dependência e recuperação; onde então procurará demonstrar que o programa está realmente funcionando em sua vida, pois ao aderir HONESTAMENTE aos 12 Passos e 12 Tradições de CoDA passou a aplicar estes Princípios em TODAS as SUAS PRÓPRIAS atividades. (12º PASSO) *

Do correto entendimento de quão preciosa é a confidencialidade em CoDA todos seremos beneficiados, pois conforme nossa 1ª Tradição: O nosso bem estar COMUM vem em primeiro lugar.

====================================================================================================

** 12ª TRADIÇÃO: O ANONIMATO é a BASE espiritual de TODAS as nossas tradições, lembrando-nos sempre de colocar os PRINCÍPIOS acima das personalidades.

====================================================================================================

Para mais informações, consulte também as seguintes fontes de AA =>

- Compreendendo o Anonimato. - AA PORTUGAL -


- Inf. Gerais - 07.A Importância do Anonimato. - JUNAAB (Junta de AA Brasil) -

Nenhum comentário:

Postar um comentário