domingo, 25 de outubro de 2009

As 12 Tradições de CoDA!®


As 12 Tradições de Codependentes Anônimos


As Doze Tradições são uma forma de orientação com o objetivo de promover a harmonia e o crescimento nos Grupos CoDA e na Associação Mundial de CoDA como um todo. Nossa experiência de Grupo sugere que a Unidade dos Grupos de Co-Dependentes Anônimos dependa de nossa adesão a estas Tradições:


1ª. TRADIÇÃO: Nosso bem-estar comum deve vir em primeiro lugar; o progresso pessoal do maior número de membros depende da unidade.

2ª. TRADIÇÃO: Para nosso propósito de Grupo há somente uma autoridade - Um Deus amoroso que pode Se manifestar em nossa consciência de Grupo. Nossos líderes são apenas servidores de confiança; eles não têm poderes para governar.


3ª. TRADIÇÃO: Pessoas que se auto-identifiquem como Co-Dependentes, quando se reunirem para prestar ajuda uns aos outros através dos 12 Passos de AA, podem chamar-se de Grupo de CoDA, desde que, como Grupo, não tenham nenhuma outra afiliação. O único requisito para ser membro de Co-Dependentes Anônimos é ter o sincero desejo de desenvolver Relacionamentos Saudáveis e baseados em Amor.

4ª. TRADIÇÃO: Cada Grupo de CoDA deve ser autônomo, exceto em assuntos que afetem um outro Grupo, ou o CoDA como um todo.


5ª. TRADIÇÃO: Cada Grupo de Co-Dependentes Anônimos tem apenas um ÚNICO propósito: prestar ajuda ao Co-Dependente que ainda sofre. Fazemos isso praticando os Doze Passos de AA, nós mesmos, encorajando, compreendendo, acolhendo e assim proporcionando alívio a todo Co-Dependente.

6ª. TRADIÇÃO: Nossos Grupos de Co-Dependentes Anônimos nunca deverão endossar, financiar ou emprestar nosso nome a qualquer empreendimento de fora, para que problemas de dinheiro, propriedade e prestígio não nos desviem de nosso objetivo espiritual primordial.


7ª. TRADIÇÃO: Cada Grupo deverá ser totalmente auto-suficiente recusando contribuições de fora.

8ª. TRADIÇÃO: O trabalho do Décimo Segundo Passo CoDA deverá sempre permanecer não profissional, mas nossos centros de serviço podem contratar funcionários especializados.


9ª. TRADIÇÃO: Nossos Grupos, como tais, nunca deverão ser organizados, mas podemos criar juntas ou comitês de serviço diretamente responsáveis perante aqueles a quem prestam serviço.

10ª. TRADIÇÃO: Os Grupos CoDA não opinam sobre questões de fora, portanto nosso nome jamais deverá ser envolvido em controvérsia pública.


11ª. TRADIÇÃO: Nossa política de RELAÇÕES PÚBLICAS se baseia na ATRAÇÃO e NÃO NA PROMOÇÃO; precisamos manter sempre o anonimato pessoal em nível de imprensa, rádio, televisão e filmes. Precisamos proteger com o máximo cuidado, o anonimato de todos os membros de CoDA.

12ª. TRADIÇÃO: O ANONIMATO é a BASE espiritual de todas as nossas Tradições, lembrando-nos sempre de colocar os princípios acima das personalidades.

2 comentários:

  1. como posso entrar na assossiação CoDA
    se nunca ouvi nenhum comentario sobre ?

    ResponderExcluir
  2. Envie um email para este endereço para participar do grupo-fórum =>
    coda_br-subscribe@yahoogrupos.com.br

    ResponderExcluir