domingo, 25 de outubro de 2009

Padrões de Codependência


Padrões de Negação:

eu tenho dificuldades de identificar o que estou sentindo
eu minimizo, altero ou nego o que eu verdadeiramente sinto
eu me percebo completamente desinteressado por minhas necessidades e dedicado com o bem-estar dos outros



Padrões de Auto-estima:
eu tenho dificuldades em tomar decisões
eu julgo severamente tudo o que eu penso, digo ou faço severamente, como nunca sendo " bom o suficiente"
eu me sinto envergonhado ao receber reconhecimentos, elogio ou presentes
eu não peço para outros conhecerem minhas necessidades ou desejos
eu espero aprovação dos outros com relação aos meus pensamentos, sentimentos e comportamento acima da minha própria aprovação
eu não me sinto como uma pessoa amável ou que vale a pena



Padrões de Complacência:
eu assumo compromissos acima dos meus próprios valores e integridade para evitar rejeição ou raiva dos outros
eu sou muito sensível com relação ao que outros estão sentindo ao meu respeito
eu sou extremamente leal e permaneço muito tempo em situações prejudiciais
eu considero as opiniões e sentimentos dos outros muito mais do que os meus próprios e tenho medo de divergir de opiniões e sentimentos
Eu me afasto dos meus próprios interesses e passatempos para fazer o que os outros querem
eu aceito sexo quando eu quero amor



Padrões de Controle:
eu acredito que a maioria das outras pessoas são incapazes de tomarem conta da própria vida
Eu tento convencer os outros de que eles " deveriam pensar como eles verdadeiramente sentem"
Eu fico ressentido quando outros não aceitam a minha ajuda
Eu ofereço aos outros livremente conselhos e direções sem ser questionado
Eu uso o sexo para ganhar aprovação e aceitação
Eu sinto a necessidade de ser necessário para me relacionar com os outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário